Skip directly to content

OURO BRANCO

12/01/2023

Petróleo branco: metal menos denso do mundo é disputado no mercado 

12 Jan 2023

Metal alcalino, pouco denso, de consistência macia, o que permite que ele seja cortado à faca. Elemento mais leve da tabela periódica, foi gerado no Big Bang, assim como o hidrogênio e o hélio. Você conhece o petróleo branco? 

Apontado como o petróleo do século XXI ou a commodity do futuro, o petróleo branco é o conhecido lítio, que ganhou esse apelido devido à cor branca. O metal é o elemento básico na fabricação de todos os tipos de baterias com íon de lítio, importante bateria utilizada em diversos eletrônicos  e também em carros elétricos. 

Minas de lítio no México. Crédito: REUTERS

A maioria da produção mundial de lítio vai para a fabricação de baterias elétricas. O crescimento da produção de carros elétricos no Brasil também aumenta a procura de petróleo branco no país.  Dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostraram que em 2022 foram aproximadamente 47 mil exemplares vendidos de modelos híbridos, elétricos e híbridos plug-in, superando em 24,77% o total de 2021 (34.990). Estima-se que até 2030, a produção mundial de veículos chegue a 51 milhões de unidades. 

A Agência Internacional de Energia prevê que, em 2040, a demanda por lítio cresça mais de 40 vezes sobre os níveis atuais, se o mundo pretender atingir os objetivos do Acordo de Paris. 

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Brasil, que se tornou estratégico para a transição energética global, as reservas de lítio estão localizadas no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Goiás, Bahia e Minas Gerais. 

Uma das empresas que atua com produção de lítio no Brasil é a Sigma Mineração S.A, localizada em Araçuaí e Itinga, região nordeste de Minas Gerais. A mineradora está em fase de pré-construção. O planejamento da empresa é iniciar a produção comercial em abril de 2023. Conforme o seu Relatório de Estudo de Viabilidade, planeja produzir 220.000 toneladas por ano de lítio concentrado e lítio para bateria (33.000 toneladas) de equivalente de carbonato de lítio. O seu objetivo é participar da cadeia de fornecimento global de veículos elétricos.